LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 2010: PROJETO "COMPUTADORES PARA EDUCAR"
A informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental, de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia e às suas linguagens. A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Marino Contti acredita, que a tecnologia é um direito do cidadão contemporâneo, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e a autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado. Atualmente, os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um.
O professor coordenador da sala de informática em consonância com os professores da sala de aula assumem agora a postura de facilitadores e orientadores, usando os mesmos conteúdos, mas com recursos modernos. Cabendo também a eles a função de interpretadores do comportamento do educando, visto que, poderão encontrar alunos que já sabem manusear o computador, mas não têm nenhum direcionamento de como este instrumento pode auxiliá-lo no processo educativo.
Vale ressaltar que as atividades do laboratório de informática devem conduzir ao aprimoramento do ensino-aprendizagem, por isso, é muito importante que o professor tenha sempre em mente que o foco do uso da sala de informática é a atividade pedagógica que se pretende desenvolver com o “auxílio” dos computadores e não, ao contrário do que muitos pensam, o uso em si dos computadores.
Assim, o objetivo geral do Projeto Computadores para Educar visa:
· Incorporar a perspectiva dos alunos de interagirem com o computador através da elaboração e da concretização dos projetos da Escola, considerando o envolvimento prévio e contínuo do aluno, ao longo de seus estudos, da utilidade dos conhecimentos e das informações que estará adquirindo. Assim, o aluno estará fazendo uso do seu aprendizado, o aprender/fazendo que contribuirá para o seu pleno desenvolvimento e construção de sua autonomia.
Nesse ano letivo (2010) as atividades práticas desenvolvidades no laboratório de informática, constam de:
- Pesquisas a sites educativos,
- Produção textual, leitura e resumos,
- Participação em palestras esducativas com os temas: PRISE, PROSEL, ENEM, CARREIRA PROFISSIONAL, RELAÇÕES HUMANAS, E OUTRAS;
- Sessão de vídeos educativos: O FUTURO DA TERRA, MENINAS, SOLIDARIEDADE, VIDA MARIA, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, E OUTROS;
- Oficina de Introdução à Informática aos alunos que não tem formação digital;
- Criação de blogs educativos e acessos a outros blogs;
- Acesso a jogos educativos, que possibilitem o raciocínio lógico dos alunos;
- Orientações referentes aos processos seletivos de ingresso à universidade;
- Inscrição de alunos nesses processos, etc...
- Apresentação de trabalhos orientados previamente pelos professores regentes;
- Apresentação de atividades referentes aos projetos desenvolvidos na escola: Meio Ambiente, Poesia, Cultura Negra, etc.
Veja a seguir algumas fotos dessas atividades:
Alunos fazendo pesquisas na internet
Alunos do M3MR01 e a professora Ediléia, coordenadora do laboratório de informática.
Alunos do M2MR02 assistindo a uma palestra educativa.
Professora Ediléia e alunas do M1MR02.
Alunos do M2MR01 fazendo trabalhos escolares e pesquisas.
Alunas do M2MR01 preparando cartazes para apresentação de trabalhos.
Alunos e funcionários assistindo palestra sobre O Meio Ambiente.
Aluna Ana Flávia do M2MR01 apresentando slides sobre o Meio Ambiente.
Alunos do M2MR01, professora Jaqueline e professora Ediléia.
Alunos pesquisando, fazendo trabalhos, ensaiando, etc.
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